Publicações

Cadernos Cebrap Sustentabilidade

Edição atual

Cadernos Cebrap Sustentabilidade - n.4 - 2021

Volume 1 – n. 4 - agosto 2021 – A produção de soja no Brasil: um olhar para a condição das mulheres na agricultura familiar e na agricultura patronal, de Ariane Favareto

Resumo: O objetivo desse artigo reside em demonstrar que a expansão da produção de soja, intensificada no Brasil nos últimos trinta anos, impacta de diferentes formas as mulheres que pertencem às categorias de agricultoras familiar e patronal. Essa heterogeneidade pode ser observada quando se trata da caracterização delas em relação a idade, etnia, escolaridade, acesso à assistência técnica e participação social. E, também, está expressa entre as grandes regiões do país. A unidade de análise são os municípios em que há expressiva produção de soja e, dentre esses, os que possuem mulheres à frente dos estabelecimentos agropecuários. Tais municípios serão denominados soja-mulheres-relevantes. Conclui-se que a construção de uma agenda afirmativa para a equidade de gênero deve considerar tanto essa heterogeneidade, como os bloqueios simbólicos e materiais que reproduzem as desigualdades.

Palavras chave: produção de soja, desigualdade, gênero

Acesse a edição na íntegra.

O Núcleo de Pesquisa e Análises sobre Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade – cujo nome abreviado é Cebrap Sustentabilidade – dedica-se à produção de conhecimentos voltados a favorecer formas inovadoras de tratamento do tema ambiental e que estejam sintonizadas com os principais avanços realizados pela comunidade científica nacional e internacional.
Rua Morgado de Mateus, 615 – Vila Mariana, São Paulo – SP, Brasil
sustentabilidade@cebrap.org.br