Projetos

Agenda 2030, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Agenda 2030, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e uma nova geração de políticas para o Brasil rural e interiorano – Projeto de pesquisa voltado a analisar um amplo rol de políticas públicas e a propor uma agenda de inovações. Financiado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Cátedra Itinerante sobre Inclusão Produtiva Rural

Cátedra Itinerante “Inclusão Produtiva no Brasil rural e Interiorano” – Voltado a produzir conhecimentos e formar capacidades em instituições de pesquisa que atuam em temas relacionados à inclusão produtiva no Brasil rural. Em seu terceiro ano de execução, o projeto já foi implementado nas cinco regiões do país e desenvolveu pesquisas o sobre temas como digitalização, compras públicas, sistemas agroflorestais, entre outros. Acesse o site do projeto: https://inclusaoprodutivarural.cebrap.org.br

Governança florestal e transição sustentável na Amazônia

Governança florestal e transição sustentável na Amazônia – A iniciativa envolveu a análise de duas iniciativas, o Selo de Certificação FSC e o Fundo Amazônia, com o objetivo de pensar inovações que gerem maiores e melhores impactos na governança florestal do bioma. O projeto envolvia ainda comparações internacionais com experiências no Congo e Indonésia, em parceria com a Chatham House – Centro de Relações Internacionais, do Reino Unido – Acesse publicação do projeto: https://cebrap.org.br/wp-content/uploads/2022/09/2022_Resumo-de-Politica-Governanca-Florestal-e-Transicao-Sustentavel.pdf

Agenda setting da transição agroalimentar justa no Brasil

Agenda setting da transição agroalimentar justa no Brasil – Iniciativa em conjunto com o Instituto Clima e Sociedade (iCS) que busca compreender como tomam forma no governo federal brasileiro as agendas da transição agroalimentar, das mudanças climáticas e da inclusão produtiva. Com isso pretende-se identificar possíveis convergências que possam significar uma estratégia de transição justa envolvendo as interdependências entre estes três temas.

Projeto com a WWF

Projeto com a WWF - foi um trabalho de revisão bibliográfica para entender um pouco o retrato da cadeia da pecuária no Brasil e mapear os principais sistemas/ferramentas de monitoramento e rastreabilidade socioambiental – Acesse publicação do projeto: https://cebrapsustentabilidade.org/assets/files/pb_transparencia_cadeia_bovina_final_v2__1_.pdf

SOAS University of London e Bonsucro

SOAS University of London e Bonsucro – projeto de 18 meses para acompanhar a implementação do Fundo de Impacto da Bonsucro, olhando para três temas: emissões de GEE/uso da água, pequenos produtores/usinas e direitos humanos.

Conselho Nacional de Meio Ambiente: arquitetura institucional para um conselho mais representativo

Conselho Nacional de Meio Ambiente: arquitetura institucional para um conselho mais representativo – Esse projeto visa investigar em que medida os dispositivos de representação do CONAMA são capazes de traduzir o nível de complexidade que o debate público sobre meio ambiente assumiu recentemente. Além disso, nesse período, o Brasil e o mundo assistiram a uma efervescência de inovações democráticas que compõem hoje um conjunto rico de referências que podem ser levadas em consideração para se propor modelos de funcionamento mais sofisticados e mais afinados às missões institucionais do Conselho. Dessa forma, o projeto tem como objetivo geral subsidiar com diagnósticos e recomendações o debate sobre aprimoramentos de desenho institucional necessários para tornar o Conama mais representativo. Para mais informações acesse: https://drive.google.com/file/d/1-QGfHtVarQfUFxgtntqPJE3g_G79yko1/view?usp=sharing

Trade Hub

Trade Hub – Trade development and the environment hub: creating a sustainable world for people and biodiversity – Projeto de pesquisa voltado a analisar impactos socioambientais nas regiões produtoras de commodities em Brasil, China, Congo, Indonésia e Tanzânia. O Cebrap é membro do consórcio liderado pelo World Monitoring Conservation Centre do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Financiado pelo UK Research and Innovation Global Challenges Research Fund (UKRI GCRF).

Transições sustentáveis no setor agroalimentar brasileiro

Transições sustentáveis no setor agroalimentar brasileiro - Projeto de pesquisa voltado a analisar tendências do setor agroalimentar no Brasil, identificando onde estão as melhores oportunidades para investimentos voltados a uma transição sustentável e inclusiva. Financiado pela Fundação Porticus.

O Núcleo de Pesquisa e Análises sobre Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade – cujo nome abreviado é Cebrap Sustentabilidade – dedica-se à produção de conhecimentos voltados a favorecer formas inovadoras de tratamento do tema ambiental e que estejam sintonizadas com os principais avanços realizados pela comunidade científica nacional e internacional.
Rua Morgado de Mateus, 615 – Vila Mariana, São Paulo – SP, Brasil
sustentabilidade@cebrap.org.br