Projetos

RESULTADO FINAL DO EDITAL 2021/2011 DA CÁTEDRA ITINERANTE

Cátedra é uma denominação utilizada predominantemente no ambiente do ensino superior para designar a condição de um professor, de um pesquisador ou de uma instituição, em caráter temporário ou permanente, destinado ao ensino, à pesquisa ou à extensão universitária em torno de um determinado tema ou área do conhecimento.

O foco desta Cátedra é apoiar projetos que atuem sobre temas relevantes para a inclusão produtiva das populações que vivem nas áreas rurais e interioranas do Brasil. Porque há uma concentração de pessoas vivendo em condições de precariedade nestas localidades. E porque é preciso conciliar novas formas de uso dos recursos naturais com a ampliação das oportunidades para incluir as pessoas pela via do trabalho.

 
Policy Brief - Edição 03 - Lições para Programas de Inclusão Produtiva Rural de cinco países latino-americanos

Policy Brief  – Edição 03 – Lições para Programas de Inclusão Produtiva Rural de cinco países latino-americanos

Com o aprofundamento da pobreza e da desigualdade em todo o mundo nos anos iniciais da década de 2020, tem crescido a importância de programas de inclusão produtiva tanto para as áreas urbanas como rurais. Tais programas reconhecem a multidimensionalidade da pobreza e a necessidade das transferências de renda desde o Estado, mas assumem que é por meio da expansão de oportunidades de trabalho e do aumento da renda das famílias que ela pode ser reduzida no longo prazo (Rigolini, 2016; Banco Mundial, 2020; Vahdat et al., 2019).

Acesse o documento na íntegra.

Policy Brief - Edição 02 - Digitalização, acesso a Mercados Alimentares e Inclusão Produtiva

Policy Brief  – Edição 02 – Digitalização, acesso a Mercados Alimentares e Inclusão Produtiva

Digitalização dos sistemas agroalimentares é um tema amplo. Diz respeito as várias formas de utilizar tecnologias de informação e de tratar dados em todas as fases, da produção até o consumo (tecnologias de monitoramento e uso de recursos, simulação de efeitos de mudanças climáticas, plataformas digitais de comercialização, aplicativos de assistência técnica e acesso à informação).

Acesse o documento na íntegra.

Policy Brief - Edição 01- Caminhos para a Inclusão Produtiva nas áreas Rurais do Brasil

Policy Brief  – Edição 01 – Caminhos para a Inclusão Produtiva nas áreas Rurais no Brasil

A pandemia agravou pobreza no Brasil e no mundo. Ao mesmo tempo, o contexto atual é marcado pela busca por soluções que permitam conciliar o enfrentamento das mudanças climáticas com a inclusão social. As áreas rurais são cruciais para isso pois são a fronteira entre a sociedade e a natureza e porque nelas se concentra boa parte da população vulnerável. 

Acesse o documento na íntegra.

Relatório Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano 2022 - Cebrap Sustentabilidade

Relatório sobre Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano

O Cebrap Sustentabilidade, em parceria com as Fundações Arymax e Tide Setubal e com o Instituto humanize, tem a enorme satisfação de trazer a público o primeiro Relatório Anual sobre Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano.

O objetivo desta iniciativa é oferecer a pesquisadores, lideranças de organizações da sociedade civil e do setor empresarial e a gestores públicos, a cada ano, um conjunto de evidências e reflexões que possam melhorar a qualidade das iniciativas voltadas a inclusão econômica de pessoas e regiões vulneráveis do Brasil rural e interiorano.

Acesse o Relatório.

Mercados Alimentares Digitais

Mercados Alimentares Digitais

Este livro apresenta dois tipos de contribuições para o debate sobre os processos de digitalização dos mercados alimentares. Na primeira parte, seis capítulos sumarizam os principais resultados de um projeto interinstitucional de pesquisa sobre estratégias cooperativas de inclusão produtiva da agricultura familiar por meio de plataformas digitais de comercialização. Sob os auspícios da Cátedra Itinerante sobre Inclusão Produtiva Rural do Cebrap Sustentabilidade, o projeto “Inclusão produtiva em um contexto de múltiplas transições: tecnologias digitais, acesso a mercados e promoção de sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis” foi coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (Gepad) e contou com a colaboração de pesquisadores de várias universidades: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Instituto Federal Farroupilha (IFFar); Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS); Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Acesse o livro na íntegra.

Publicações – Há uma porta de saída no Auxílio Brasil?

Acesse o artigo publicado em 30 de agosto de 2021 no Estadão online no Blog Gestão, Política & Sociedade.

 

Seminários da Cátedra Inclusão Produtiva Rural – Ano II

O coordenador da Cátedra IPR, Arilson Favareto, participou da Conferência "Perspectivas da alimentação, agricultura e inclusão produtiva rural" na Semana de comemoração dos 25 anos da Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia. O evento pode ser acessado aqui:

 

Seminários da Cátedra Inclusão Produtiva Rural – Ano I

Seminários sobre Digitalização e Acesso a Mercados para a Agricultura Familiar – Entre final de maio e começo de junho de 2021, a Cátedra sobre Inclusão Produtiva Rural promoveu uma série de seminários, organizados pela UFRGS em parceria com o Cebrap Sustentabilidade abordando as oportunidades e desafios dos mercados digitais. Os eventos contaram com a participação de especialistas do Brasil e do exterior e com representantes de cooperativas de agricultores. Os vídeos das três sessões estão disponíveis no canal do Cebrap no Youtube. Acesse os links das sessões

Sessão 1 – Digitalização, políticas públicas e acesso a mercados

Sessão 2 – Mercados digitais e intercooperação

Sessão 3 – Mercados digitais: desafios para conectar produtores e consumidores

 

Seminário sobre Políticas Públicas de Inclusão Produtiva Rural na América Latina – As experiências de políticas e programas do Brasil, Peru e México foram apresentadas e analisadas em Seminário promovido no âmbito da Cátedra sobre Inclusão Produtiva Rural. Em destaque, os desafios a serem enfrentados para uma nova geração de políticas. Participaram da mesa Janine Mello (IPEA), Carolina Trivelli (ex-Ministra do Desenvolvimento Social do Peru) e Isidro Soloaga (Universidad Iberoamericana do México). O vídeo está disponível no Canal do Cebrap no Youtube.

Sessão Única – Políticas Públicas de Inclusão Produtiva Rural na América Latina

 

Seminário sobre Mudanças Climáticas, Valorização da Biodiversidade e inclusão Produtiva Rural – Retomada Verde pós pandemia, Green New Deal, Big Push Ambiental. Todas estas narrativas abordam as possibilidades de fazer da valorização da biodiversidade um vetor de dinamização econômica com inclusão. Mas sob que condições elas podem ser aproveitadas pelos produtores mais pobres? Estes temas foram discutidos neste Seminário organizado pela Cátedra sobre Inclusão Produtiva Rural. Participaram Claudia Ranaboldo (Plataforma Diversidad Biocultural y Territorios), Joice Ferreira (Embrapa Amazônia), Valmir Ortega (Belterra Agroflorestas) e João Paulo Mastrangelo (Universidade Federal do Acre).

Sessão Única – Mudanças Climáticas, Valorização da Biodiversidade e Inclusão Produtiva Rural

 

Como é implementada a Cátedra?

A Cátedra itinerante será sediada por diferentes organizações, em distintos momentos, com duração determinada.

Ela se sustenta em duas ideias:

a) há vários atores dispersos, com capacidade de repercussão limitada, mas que vêm investindo esforços que poderiam ter seus resultados amplificados mediante um apoio pontual; e,

b) ao mesmo tempo, é preciso favorecer e criar condições para que sejam produzidos novos conhecimentos capazes de dialogar com esta mesma perspectiva, estimulando novos pesquisadores e instituições a se debruçar sobre o tema, formando capacidades, sobretudo em um contexto restritivo como o do Brasil atual, marcado por brutal crise fiscal que atinge o meio educacional e científico.

O projeto da Cátedra viabilizar um apoio dirigido a iniciativas que possam ampliar a capacidade de repercussão de conhecimentos de ponta já produzidos sobre a inclusão produtiva, em particular sobre a inclusão produtiva rural, e viabilizar a produção e a sistematização de novos conhecimentos visando sua veiculação e incidência junto a um público mais amplo.

A cada ano é publicado um edital, onde são apresentados os temas prioritários para aquele ano. Universidades, centros de pesquisa e outros tipos de organizações que trabalham com produção e disseminação de conhecimento podem se candidatar.

O Cebrap Sustentabilidade desenvolverá estudos complementares aos projetos selecionados, produzindo um relatório anual, e fará a gestão da Cátedra itinerante.

Quem são os parceiros da Cátedra?

A Cátedra é uma iniciativa do Cebrap Sustentabilidade, em parceria com a Fundação Arymax, Instituto Humanize, Fundação Tide Setubal. A cada ano são incluídos novos parceiros que sediam temporariamente a Cátedra, com uma programação própria em suas organizações.

Atualmente a Cátedra Itinerante está sendo sediada pelas seguintes organizações:

Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial – RETE

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)

Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas (Amefa)

Universidade de Brasília (UnB)

Para conhecer o edital do ano 3 da Cátedra, acesse aqui.

 

Em 2021/2022 a Cátedra Itinerante foi sediada pelas seguintes organizações:

Instituto Ouro Verde

Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial – RETE

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA/UNICAMP)

Para conhecer o edital do ano 2 da Cátedra, acesse aqui.

Perguntas e respostas sobre o edital, acesse aqui.

 

Em 2020 o primeiro ano da Cátedra Itinerante foi sediada pelas seguintes organizações:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Estadual do Maranhão

Incubitec – Instituto Federal do Pará

Fundação Getúlio Vargas, em consórcio com Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Oeste do Pará e Universidade Federal do Cariri.

Para conhecer o Edital do Ano 1 da Cátedra, acesse o link.

O Núcleo de Pesquisa e Análises sobre Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade – cujo nome abreviado é Cebrap Sustentabilidade – dedica-se à produção de conhecimentos voltados a favorecer formas inovadoras de tratamento do tema ambiental e que estejam sintonizadas com os principais avanços realizados pela comunidade científica nacional e internacional.
Rua Morgado de Mateus, 615 – Vila Mariana, São Paulo – SP, Brasil
sustentabilidade@cebrap.org.br