Encontro aberto: Por que precisamos sonhar o mundo? É possível segurar o céu? A Casa de Francisca receberá Hanna Limulja, antropóloga indigenista autora de “O desejo dos outros: uma etnografia dos sonhos yanomami” (Ubu) e a psicanalista Mariana Leal de Barros (CCI - Cebrap e https://www.instagram.com/jacaranda.sonharemrede) para debater os sonhos como caminho de resistência, cuidado e construção de comunidade. A mediação será conduzida pela psicanalista Ilana Katz (IP-USP, Micélio/ Sumauma), a ideia é promover uma conversa aberta com o público sobre os afetos mobilizados pelos desafios enfrentados com as mudanças extremas do clima. O evento será aberto e gratuito, sujeito à lotação do espaço. Não é necessário fazer inscrição. Evento presencial, não haverá transmissão ao-vivo. Apoio: Center for Critical Imagination - Cebrap: https://cci-cebrap.org.br e Inclipp https://www.instagram.com/inclipp_psicanalise/
Sábado 28 de setembro de 2024 – 09h30.
Position paper - Agrifood Systems Monotony And The Opportunities Arising FromThe Global Alliance Against Hunger And Poverty And The Global Mobilization Against Climate Change
O paper “Agrifood systems monotony and the opportunities arising from the Global Alliance Against Hunger and Poverty and the Global Mobilization Against Climate Change”, disponível em inglês, procura elucidar algumas reflexões e recomendações voltadas aos tomadores de decisão e negociadores do G20.
As recomendações foram feitas a partir dos debates provenientes dos eventos “Enfrentando a Monotonia do Sistema Alimentar” e “G20 e a monotonia dos sistemas agroalimentares”, realizados durante a presidência brasileira sobre essa temática, a fim de que as lideranças assumam o compromisso com a agenda voltada à transição para sistemas agroalimentares mais saudáveis, diversificados, resilientes e justos.
O paper foi organizado pela Cátedra Josué de Castro, o Instituto Comida do Amanhã e o Instituto de Defesa do Consumidor, em parceria com a CEBRAP Sustentabilidade, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Combate à Fome.
Inscrições abertas para o Seminário Internacional - Mobilização Global contra as Mudanças Climáticas!
Data: 15 de agosto de 2024
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Anexo II do Palácio do Itamaraty, Brasília
Esta é uma oportunidade única para reunir tomadores de decisão, representantes governamentais de alto nível, representantes da sociedade civil e membros do Grupo de Especialistas. Vamos discutir as proposições formuladas no âmbito do G20 e fortalecer discussões que possam culminar em medidas inovadoras e factíveis.
O evento está organizado em quatro painéis. Inscreva-se agora pelo site: www.goetfclima.com/seminario
Vagas limitadas!
Nova edição dos Cadernos Cebrap Sustentabilidade – Working Papers – volume 4 - n. 1.
Pedagogia da Alternância, potenciais e desafios para a produção de conhecimentos agroecológicos e a inclusão produtiva da sociobiodiversidade do Cerrado
Marccella Lopes Berte, João Batista Begnami
Acesse a edição na íntegra.
ThinkFood&Climate Initiative
A Iniciativa ThinkFood&Climate é uma colaboração entre o Imaflora, a Cátedra Josué de Castro e a Sustentabilidade do Cebrap. Baseia-se em três principais linhas de ação: produzir conhecimento científico para informar a transição justa dos setores agrícolas; reunir múltiplos interessados para discutir dados e resultados de estudos; e fortalecer as políticas públicas atuais, enquanto cria novas políticas e planos para acelerar a transição.
Este esforço visa reunir atores-chave de organizações, governos e setor privado para acelerar a transformação e transição justa do sistema agroalimentar, abordando a urgência climática e alcançando os objetivos de desenvolvimento sustentável.
Lançamento da Iniciativa ThinkFood&Climate
Quinta-feira, 23 de maio de 2024, das 10h00 às11h30
ThinkFood&Climate Initiative é uma ação conjunta de Cátedra Josué de Castro, Cebrap Sustentabilidade e Imaflora que visa acelerar a transformação e transição justa do sistema agroalimentar para responder à urgência climática e atingir os objetivos do desenvolvimento sustentável.
Inscrição e reserva de agenda: https://forms.gle/s8j9HRsYqfU3Pk1AA
Transmissão em português e inglês no YouTube do Imaflora. https://www.youtube.com/@Imaflora
Nesta quinta-feira, 16 de maio/2024 começa o evento paralelo do C20/T20 “Enfrentando a monotonia do sistema alimentar: Oportunidades de ações nas iniciativas da Presidência Brasileira do G20”. O encontro que vai debater internacionalmente a monotonia alimentar e a relação com as forças-tarefa “Mobilização contra as Mudanças Climáticas”. O Seminário será realizado de forma remota e é aberta a pesquisadores, ativistas alimentares, autoridades públicas, organizações internacionais, redes internacionais de sistemas alimentares e clima e representantes dos grupos de trabalho do G20. Inscreva-se acessando o site do evento.
Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial (Rete)
A Rede Brasileira de Pesquisa e Gestão em Desenvolvimento Territorial (Rete), organização-sede da Cátedra Itinerante pelo segundo ano consecutivo, apresentou na sexta-feira (12/04/2024) os resultados finais do projeto Produção Rural Inclusiva e Sistemas Alimentares: apontando caminhos para a consolidação de nichos de inovação (Prisma). Acesse a matéria completa no site da Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva e Rural.
O coordenador do Núcleo Cebrap Sustentabilidade, Arilson Favareto, apresentou nesta segunda (15/04/2024) as experiências da Cátedra Itinerante aos participantes da Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) para a Transformação Ecológica dos Sistemas Agroalimentares. O evento integra as etapas preparatórias para a Conferência Nacional de CTI que será realizada em junho pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Na ocasião, Arilson apresentou a quarta edição do Policy Brief da Cátedra 100 territórios de inclusão e sustentabilidade – para uma estratégia renovada de inclusão produtiva no Brasil rural e interiorano, lançado em 27/03/2024, que aponta a ideia de um programa territorial que combine inclusão produtiva com sustentabilidade. A matéria completa está disponível no site da Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva e Rural.
Acesse o podcast do quarto episódio de Re-thinking Europe, com participação da pesquisadora Louise Nakagawa, do Cebrap Sustentabilidade.
Policy Brief “100 territórios de inclusão e sustentabilidade – para uma estratégia renovada de inclusão produtiva no brasil rural e interiorano”
Participações do professor da Universidade Federal do ABC e coordenador do Núcleo Cebrap Sustentabilidade, Arilson Favareto, e dos debatedores: Allan Razera, coordenador-geral de Gestão do Conhecimento e Informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Camile Sahb, diretora de Inclusão Produtiva Rural e Acesso à Água, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; e Mireya Valencia, professora da Universidade de Brasília e presidente da Rede de Estudos Rurais.
Trad Hub: Cebrap Sustentabilidade participa de evento sobre desafios e avanços no comércio agrícola sustentável
Louise Nakagawa, pesquisadora do Cebrap Sustentabilidade, participou do evento “Regulações, produção de commodities agrícolas e desmatamento zero”. O evento encerrou o projeto Trade Hub, que durante cinco anos reuniu pesquisadores de diferentes instituições para discutir sobre o enfrentamento e os desafios de se equilibrar a produção agrícola com a conservação da biodiversidade em todo planeta. Saiba mais em: https://www.instagram.com/p/C4GrfiSuICG/?igsh=MXFmaWU0YWZ0YXp2cA%3D%3Dimg_index=1
Você, apaixonado por causas ambientais e ativista das mudanças climáticas, membro de uma organização de preservação do meio ambiente, está convidado a participar do nosso ateliê de sonhos. Será um grupo online de jovens ativistas compartilhando seus sonhos, explorando a conexão entre ativismo e afetos, e reconhecendo os sonhos como testemunhos do nosso tempo. Este evento acontecerá na primeira segunda-feira de cada mês e terá duração de 1 hora e meia. Junte-se a nós e nos ajude a construir este ateliê dos sonhos! 🌎✨ https://www.instagram.com/p/C3nqM-VPKnO/?img_index=1
No dia 29 de fevereiro, de 10:00h às 17:00h (Horário de Brasília), será realizado o evento “Regulações, produção de commodities agrícolas e desmatamento zero”, promovido pelo Hub Brasil do projeto TRADE, Development & the Environment Hub (TRADE Hub). Informações e inscrições acesse o link do evento.
A Cátedra Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano promove anualmente o Prêmio Ignacy Sachs, destinado a reconhecer o mérito dos melhores trabalhos acadêmicos produzidos no Brasil sobre inclusão produtiva rural.
No evento de 30 de janeiro, a partir das 16h, vamos apresentar as obras vencedoras da 1ª edição do prêmio, que abrange: melhor dissertação de mestrado, melhor tese de doutorado e melhor artigo científico.
O evento será online pelo canal do
https://www.instagram.com/cebrap.pesquisa
Lançado em dezembro de 2023, o projeto Jacarandá – Sonhar em Rede, coleta os primeiros resultados
Durante a 39ª Reunião Especializada de Agricultura Familiar do Mercosul, que aconteceu no mês de novembro no Rio de Janeiro, o professor Arilson Favareto, da Universidade Federal do ABC e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento, o Cebrap, foi convidado para apresentar uma prévia do seu trabalho de consultoria para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentar, a FAO, sobre a ‘Transformação dos sistemas agroalimentares e mudanças climáticas: agendas globais e oportunidades para a agricultura familiar’. O estudo deverá ser entregue à FAO nas próximas semanas.
Motivados pela Missão Josué de Castro que objetiva a alimentação de 5 milhões de brasileiros, da qual o Movimento dos Pequenos Agricultores, o MPA Brasil, faz parte, procuramos o professor Favareto para que respondesse algumas questões sobre o tema. Entre as principais afirmações da pesquisa do professor está a afirmação da importância da Agricultura Familiar Camponesa e Indígena em produzir alimentos saudáveis suficientes para a superação da fome e das desigualdades sociais de forma combinada à preservação e restauração dos biomas. Para isso, segundo Favareto, é urgente ‘alterar o padrão de financiamento não só da agricultura familiar, mas também da grande agricultura convencional’.
Cebrap Sustentabilidade apoia projeto de acervo onírico e compartilhamento de sonhos associados às mudanças do clima. O projeto Jacarandá – Sonhar em Rede aposta na criação de um acervo circulante composto por relatos de crianças e adultos que têm sonhado o mundo. Serão recolhidos e compartilhados sonhos que as pessoas associam ao aquecimento do planeta e aos impactos concretos e subjetivos das mudanças extremas do clima.
O projeto nasceu como desdobramento de pesquisas sobre os impactos subjetivos das mudanças climáticas em iniciativa coordenada pela psicanalista e antropóloga Mariana Leal de Barros, pós-doutoranda pelo Cebrap Sustentabilidade.
A Jacarandá – Sonhar em Rede já está recebendo sonhos. Para enviá-los, basta acessar o https://linktr.ee/jacaranda.sonharemrede. Podem participar pessoas de todas as idades (os sonhos de menores de idade são enviados pelos responsáveis), e os relatos podem ser feitos por escrito, desenhos ou outros registros artísticos. Os sonhadores terão sua identidade preservada e podem participar do projeto de forma anônima.
Seminários Cebrap: Balanço da agenda ambiental
Balanço da agenda ambiental: um ano de governo Lula, perspectivas para a COP28 e a presidência brasileira do G20
Cadernos Cebrap Sustentabilidade - Volume 3/2023 - Números 1 e 2 – Edição Especial – Prêmio Ignacy Sachs. Acesse as edições neste link.
Recomendações serão encaminhadas a Governos Estaduais e Federal
Mas as últimas semanas trouxeram noticias preocupantes, como a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 490/2007, conhecido como Marco Temporal. As alterações nas competências de ministérios, que esvaziam atribuições estratégicas, também acenderam sinal de alerta. Continue lendo...
Acesse o Relatório "Transparência da Cadeia Bovina no Brasil: Desafios e Oportunidades"
Silvia Scaramuzzi
Professora da Universidade de Florença e Coordenadora do Grupo de Especialistas para apoio à Estratégia de Transição Agroalimentar da União Europeia
26 de junho/2023 - 10h00
Evento com transmissão pelo canal do CEBRAP no YouTube.
Depois de anos de ataque à agenda ambiental, 2023 começou com boas noticias: a recomposição do Ministério do Meio Ambiente, a criação do Ministério dos Povos Indigenas, a recuperação de órgãos importantes como a Funai e o Ibama, a reativação do Conselho Nacional do Meio Ambiente e do Fundo Amazônia. Em 19 ministérios há ações e estruturas voltadas à questão ambiental.
Mas as últimas semanas trouxeram noticias preocupantes, como a aprovação, pela Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei 490/2007, conhecido como Marco Temporal. As alterações nas competências de ministérios, que esvaziam atribuições estratégicas, também acenderam sinal de alerta.
E há mais riscos no horizonte: projetos como a exploração de petróleo na foz do Amazonas, a Ferrogrão, o asfaltamento da BR319 são exemplos de como ainda não há uma agenda renovada de desenvolvimento, compatível com as exigências do século XXI, na qual a conservação da biodiversidade ocupe lugar central e seja vista como um trunfo para o futuro, e não algo a ser sacrificado.
O Brasil precisa urgentemente de uma estratégia coerente com a Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. So assim será possivel conciliar a dinamização da vida econômica com a conservação ambiental e a inclusão das populações mais vulneráveis.
Que este 5 de junho seja um dia de celebração, mas também de fortalecimento da consciência e da resistência frente às tentativas de esvaziar e atacar a pauta ambiental.
O projeto internacional “Governança Florestal na Amazônia”, coordenado pela Chatham House (organização do Reino Unido) e que contou com três instituições de pesquisa no Brasil, Indonésia e República Democrática do Congo, lançaram o artigo “Glocalizando” o uso da terra e a governança florestal nos trópicos: examinando parcerias de pesquisa e políticas florestais internacionais que afetam o Brasil, a RDC e a Indonésia. Confira o vídeo produzido pelo projeto, que aborda como essas parcerias inovadoras em projetos de desenvolvimento e sustentabilidade, podem ser combinados com parcerias mais equitativas entre o Norte e o Sul global.
Quarta edição da Newsletter Cátedra Itinerante "Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano". Acesse a publicação.
A importância de se aprofundar o conhecimento sobre as cadeias produtivas sustentáveis, estabelecer espaços de diálogos multilaterais e promover caminhos para a transformação dos sistemas produtivos estiveram entre os temas abordados na Consulta para a América Latina e o Caribe: Comércio responsável por uma agricultura sustentável. O evento ocorreu nos dias 27 e 28 de março, na sede do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), em São Paulo.
A consulta foi realizada em formato híbrido – online e presencial – a partir da colaboração entre o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Centro Internacional de Comércio, e reuniu diversos atores para discutir prioridades, desafios e oportunidades, além de identificar e fornecer recomendações para soluções viáveis para avançar em direção a um sistema comercial sustentável, justo e inclusivo. Acesse a notícia na íntegra.
A terceira edição da Newsletter Cátedra Itinerante "Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano", você encontrará notícias e informações sobre políticas e experiências de inclusão produtiva no Brasil e as ações dos parceiros e apoiadores da Cátedra. Acesse a publicação.
Com o aprofundamento da pobreza e da desigualdade em todo o mundo nos anos iniciais da década de 2020, tem crescido a importância de programas de inclusão produtiva tanto para as áreas urbanas como rurais. Tais programas reconhecem a multidimensionalidade da pobreza e a necessidade das transferências de renda desde o Estado, mas assumem que é por meio da expansão de oportunidades de trabalho e do
aumento da renda das famílias que ela pode ser reduzida no longo prazo (Rigolini, 2016; Banco Mundial, 2020; Vahdat et al., 2019). Acesse a publicação.
'Glocal' policymaking and North-South research partnerships. How to improve governance and policy mechanisms affecting land-use, forests and peoples in the tropics? Assista o evento pelo canal Chatham House no YouTube.
A primeira edição da Newsletter Cátedra Itinerante "Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano", você encontrará notícias e informações sobre políticas e experiências de inclusão produtiva no Brasil e as ações dos parceiros e apoiadores da Cátedra. Acesse a publicação.
A Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva Rural selecionou os três melhores trabalhos acadêmicos produzidos no Brasil sobre inclusão produtiva rural, nas modalidades Dissertação de Mestrado, Tese de Doutorado e Artigo Científico publicado ou inédito. Conheça os vencedores acessando este link.
Digitalização dos sistemas agroalimentares é um tema amplo. Diz respeito as várias formas de utilizar tecnologias de informação e de tratar dados em todas as fases, da produção até o consumo (tecnologias de monitoramento e uso de recursos, simulação de efeitos de mudanças climáticas,
plataformas digitais de comercialização, aplicativos de assistência técnica e acesso à informação).
Acesse a edição completa neste link.
É com grande satisfação que anunciamos o resultado final do processo de seleção do edital 2022/23 da Cátedra Itinerante “Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano”, uma iniciativa conjunta do Cebrap-Sustentabilidade, da Fundação Arymax, da Fundação Tide Setubal e do Instituto Humanize. O edital recebeu propostas de todo o país e de diferentes instituições e centros de pesquisas. Acesse a lista com as propostas selecionadas para sediar a Cátedra este ano.
É com grande satisfação que anunciamos o resultado da primeira etapa de seleção do edital 2022/23 da Cátedra Itinerante “Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano”, uma iniciativa conjunta do Cebrap-Sustentabilidade, da Fundação Arymax, da Fundação Tide Setubal e do Instituto Humanize.
O Cebrap Sustentabilidade em parceria com a Aliança Inclusão Produtiva e Geração de Renda via Empreendedorismo, iniciativa da Fundação Arymax, do Instituto Humanize e da Fundação Tide Setubal, convida universidades públicas e privadas, instituições e centros de pesquisa, organizações da sociedade civil, fundações e grupos de pesquisadores a apresentar propostas para o terceiro ano do projeto Cátedra Itinerante “Inclusão Produtiva Rural”.
Por Louise Nakagawa e Ariane Favareto, pesquisadoras do Cebrap Sustentabilidade. Projeto da Chatham House em parceria com o Cebrap Sustentabilidade. Acesse o vídeo neste link .
O que é o Prêmio Ignacy Sachs?
A Cátedra “Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano” promove o 1o Prêmio “Ignacy Sachs”, destinado a reconhecer o mérito dos melhores trabalhos acadêmicos produzidos no Brasil sobre inclusão produtiva rural. O Prêmio abrange as seguintes modalidades: a) Melhor Dissertação de Mestrado; b) Melhor Tese de Doutorado; c) Melhor Artigo Científico (publicado ou inédito). Acesse o edital.
A pandemia agravou pobreza no Brasil e no mundo. Ao mesmo tempo, o contexto atual é marcado pela busca por soluções que permitam conciliar o enfrentamento das mudanças climáticas com a inclusão social. As áreas rurais são cruciais para isso pois são a fronteira entre a sociedade e a natureza e porque nelas se concentra boa parte da população vulnerável.
Acesse a edição completa neste link .
Carlos Walter Porto-Gonçalves da Universidade Federal Fluminense e
Samuel Britto das Chagas da Comissão Pastoral da Terra, apresentam estudo sobre as transformações socioambientais pelas quais passam os cerrados brasileiros em função da dinâmica sociogeográfica do complexo de poder que se organiza em torno do cultivo da soja.
Confira a edição na íntegra acessando este link.
Walter Belik da Unicamp, apresenta estudo sobre o avanço da monocultura da soja nos cerrados brasileiros e região do Matopiba e seus impactos diretos nos hábitos alimentares e na segurança alimentar das populações nesses territórios.
Acesse a edição completa neste link .
Desde o primeiro semestre de 2021, o Cebrap Sustentabilidade vem realizando uma série de reuniões abertas para debater textos e pesquisas que abordam a temática da Epistemologia da Sustentabilidade. A próxima reunião acontecerá no dia 19 de novembro, às 14h00. Para participar, envie um e-mail para sustentabilidade@cebrap.org.br
Desde o primeiro semestre de 2021, o Cebrap Sustentabilidade vem realizando uma série de reuniões abertas para debater textos e pesquisas que abordam a temática da Epistemologia da Sustentabilidade. A próxima reunião acontecerá no dia 24 de setembro, às 14h00. Para participar, envie um e-mail para sustentabilidade@cebrap.org.br
Para ver o resultado final do edital 2021/2022 da Cátedra Itinerante Inclusão Produtiva no Brasil Rural e Interiorano, acesse o link.
Ariane Favareto, pesquisadora do Cebrap Sustentabilidade, apresenta estudo sobre – A produção de soja no Brasil: um olhar para a condição das mulheres na agricultura familiar e na agricultura patronal.
Acesse na íntegra a nova edição.
Entre maio e junho a Cátedra Itinerante sobre Inclusão Produtiva Rural está realizando uma série de seminários sobre temas como: Mudanças climáticas e valorização da biodiversidade; Mercados digitais na agricultura; Experiências latino-americanas de políticas públicas. Os vídeos estão disponíveis no Canal do Cebrap no Youtube. Veja as informações completas.
Foi lançado o Edital para o Ano II da Cátedra Itinerante sobre Inclusão Produtiva Rural. Pesquisadores, Universidades, ONGs e Institutos de pesquisa podem enviar propostas para sediar a Cátedra por um ano desenvolvendo ações de pesquisa, ensino, extensão, eventos e publicações. Maiores informações acesse o link.
18 de junho/2021 às 11h00 – A 15ª Conferência das Partes (COP 15) da Convenção da Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas será realizada no segundo semestre. Lá serão repactuadas metas para o período 2030-2050, em meio a um processo de extinção em massa de espécies. Também estarão sendo discutidas as relações entre a agenda das mudanças climáticas e da conversação da biodiversidade. A participação do Brasil e os potencias efeitos desta cúpula para os usos da biodiversidade serão debatidos neste seminário. Participam Nurit Bensusan (Instituto Socioambiental), NiltoTatto (Deputado Federal, Comissão de Meio Ambiente da Câmara), Sergio Leitão (Instituto Escolhas) e Carlos Joly (Unicamp, Academia Brasileira de Ciências e Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos). Transmissão online – nos canais do Cebrap nas redes sociais (Facebook e Youtube).
Entre maio e junho de 2021, o Cebrap Sustentabilidade realizou duas de suas Reuniões abertas. Foram discutidos textos e pesquisas abordando a Epistemologia da Sustentabilidade, e Sustentabilidade e Retomada Pós-pandemia. A próxima reunião acontece em agosto. Se você quer participar, envie um e-mail para sustentabilidade@cebrap.org.br
Já está disponível o terceiro número dos Cadernos Cebrap Sustentabilidade. Nele, Louise Nakagawa, Marcello De Maria e Matheus Couto analisam as experiências de formas de governança não estatais (envolvendo empresas e organizações não governamentais) que tentam diminuir os impactos ambientais da produção de commodities. Acesse na íntegra a nova edição.
17 de junho de 2021 às 17h00, o Cebrap Sustentabilidade promove debate sobre o livro: Scale – The Universal Laws of Growth, Innovation, Sustainability, and the Pace of Life in Organisms, Cities, Economies, and Companies, de Geoffrey Watson. Nele o autor apresenta uma ambiciosa abordagem deste conjunto de temas sob as lentes das Teorias da Complexidade. Se você quiser acompanhar, envie e-mail para sustentabilidade@cebrap.org.br
16 de abril, das 11h às 13h. Na abertura, Marcos Nobre (presidente do Cebrap), Arilson Favareto (coordenador do Cebrap Sustentabilidade), Natalia Leme (Fundação Arymax) apresentam o Núcleo, sua programação de atividades e as expectativas sobre esta iniciativa. E na parte principal José Eli da Veiga (IEA/USP) discute “Os desafios científicos da Sustentabilidade”, tema de texto de sua autoria que abre a série de publicações Cadernos Cebrap Sustentabilidade. Acesse o vídeo de lançamento do Cebrap Sustentabilidade.
É o tema do primeiro número da publicação Cadernos Cebrap Sustentabilidade. O texto, inédito, é de autoria de José Eli da Veiga, Professor Sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP e um dos maiores especialistas brasileiros sobre o tema. Nele, o autor apresenta um rico retrato da evolução dos conceitos e teorias sobre sustentabilidade ao longo das últimas décadas e identifica os principais temas e desafios que conformam esta importante fronteira do conhecimento científico nesta terceira década do século.
No dia 23 de abril será discutido o tema “Novas abordagens sobre Resiliência e Sistemas socioecológicos”. As Reuniões abertas do Núcleo acontecem a cada dois meses e têm por objetivo discutir textos relevantes sobre temas de atuação do Núcleo. Para participar, envie seus dados e filiação institucional por e-mail.
Notícias